Serviços Técnicos

Análise de Lubrificantes
Análise de Lubrificantes

Análise de lubrificantes é um componente crítico de qualquer programa de manutenção da fábrica. Nossos químicos e engenheiros recebem informações de nossos clientes em relação à sua aplicação, lubrificante e objetivos de seu programa de análise de óleo. Com base nestas informações, a Xaerus recomenda testes significativos, limites de propriedades dos lubrificantes e intervalos de análise de óleo.

Testes realizados em nossa fábrica, em Midland:


Viscosidade Cinemática: ASTM D-445

  Teste de viscosidade
O teste de viscosidade mede a consistência de um lubrificante.

  Método operacional
A viscosidade é medida a 40°C para aplicações industriais e é classificada pela norma ISO Grau de viscosidade. A unidade de medida é centistokes (cSt).

  Importância
A viscosidade é a mais importante propriedade física de um lubrificante. Uma falha mecânica pode ocorrer rapidamente sem a utilização da viscosidade correta para uma aplicação específica.


Contagem de Partículas: ISO 4406

  Teste de contagem de partículas
O teste de contagem de partículas mede o tamanho e quantidade de partículas dissolvidas em um lubrificante, com os parâmetros de medição ISO 4406.

  Método operacional
Método de obstrução de luz laser: O óleo é passado através de um sensor de laser, que calcula a quantidade de luz obstruída assim que a amostra flui através da célula de laser. A quantidade de luz obstruída durante este processo, é determinada e medida por um detector de fotodiodos. O instrumento calcula a distribuição dos intervalos de tamanhos predeterminados. Este valor ou resultado é o código ISO.

  Importância
Contagem de partículas determina a limpeza geral do fluido. Ele também fornece detalhes sobre função global do sistema de filtração.


Análise da água: Karl Fischer-ASTM D-6304

  Teste de água dissolvida
O ensaio de Karl Fischer mede a quantidade de água dissolvida em lubrificantes.

  Método operacional
O método de teste Karl Fischer é a técnica de medição de água mais preciso. O excesso de iodo é usado para medir e correlacionar parte por milhão de níveis de água dissolvida em amostras de lubrificante.

  Importância
Grandes quantidades de água dissolvida podem reduzir significativamente a vida do rolamento. Altos níveis de umidade também podem promover a corrosão.


Análise Espectroquímica: ASTM D-5185

  ICP Espectroscopia
O ICP mede a quantidade de desgaste dissolvido, metais contaminantes e aditivos em um lubrificante específico.

  Método Operacional
As amostras diluídas do lubrificante são aspergidas num ambiente de gás inerte. A alta temperatura (> 8000°C) provoca a excitação dos íons de metal que emite um espectro com diferentes comprimentos de onda que é único para cada elemento testado. O instrumento quantifica a quantidade de excitação que é produzida e, em seguida, determina a concentração em partes por milhão (ppm). Análise de todos os 20 elementos ocorre simultaneamente.

  Importância
Esta informação permite que as decisões sejam tomadas em determinar o estado do óleo e máquinas. Os resultados são comparados com os novos parâmetros de fluido e as tendências do passado para determinar se é necessária uma ação.


Acidez Total (IAT): ASTM D-974

  Teste IAT
O IAT mede a quantidade de oxidação ou a quantidade de ácidos fracos presentes no lubrificante.

  Método Operacional
O IAT é determinado medindo uma quantidade específica de amostra do lubrificante dissolvida num solvente com a indicação. A base é então titulada para chegar a um ponto final. O IAT é determinado pela quantidade de base necessária para alcançar o ponto final.

  Importância
O IAT é usado para condenar a maioria dos lubrificantes que entram em contato ou são misturados com o oxigênio. O IAT também pode indicar a presença de outros componentes do gás ácido.


Formulação Exclusiva do Lubrificante Engenharia de Aplicação Análise de Lubrificantes
Desenvolvido por InWeb Internet